10 Povoamento das Américas

Blog | 72 | 06/10/2020

There is a lot of debate on this topic, as mentioned in previous videos. What we currently know is being reinforced by recent studies based on DNA testing and new archaeological research.

Scientists use DNA analysis to investigate how human settlement in the Americas took place. There is still significant debate about who the first Americans were and how they arrived here, and current studies suggest that the colonization of South America was a complex process, involving multiple migratory events from North to South America.

Some theories propose that around 9,000 years ago, another wave of migration occurred, contributing to the formation of today’s populations. However, nothing is certain yet, and we still need to wait for further studies, including those from Serra da Capivara.


Há muito debate sobre esse tema, como já comentado nos videos anteriores. O que sabemos atualmente é reforçado nos recentes estudos baseados em testes de DNA e de novos estudos da arqueologia.

Os cientistas utilizam análises de DNA para investigar como se deu o povoamento humano nas Américas. Existe um debate ainda muito grande sobre quem foram os primeiros americanos e como eles chegaram aqui, e os estudos sugerem que o processo de colonização da América do Sul foi complexo e repleto de eventos migratórios da América do Norte para a América do Sul.

Há teorias que de 9 mil anos para cá, veio uma outra leva migratória e formou a população atual, mas nada está certo ainda e precisamos aguardar também os estudos da Serra da Capivara.

10 Povoamento das Américas - 2

Como tratado no vídeo de hoje e também nas terças-feiras passadas, os ameríndios descendem sobretudo de uma população que entrou no continente há 15 mil anos, a partir do Estreito de Bering. Esta ponte de terra gelada ligava a Ásia ao norte da América e grupos menores chegaram da Ásia depois também.

Antes do povoamento das Américas, outros estudos já tinham indicado que uma população de origem asiática se instalou em Bering entre 20 mil e 18 mil anos atrás, e ficou lá tempo suficiente para acumular diferenças genéticas que se tornaram exclusivas dos americanos. Há cerca de 15 mil anos, esses seres humanos começaram a se espalhar rumo a leste e sul. Mas não foi, segundo sugere um estudo recém-publicado, a única origem das populações do continente. Um tempo depois, os pesquisadores ainda não estimaram quanto, dois outros grupos menores chegaram da Ásia e contribuíram para a formação dos esquimós na Groenlândia e dos Chipewyan, também conhecidos como Na-Dene pela língua que falam, no norte do Canadá.

#arqueologia

10 Povoamento das Américas - 4

Como tema da arqueologia é amplo e nos vídeos que faço todas as terças-feiras eu me atenho às Américas e especialmente Brasil, quero indicar alguns vídeos legais que tratam do assunto desde o começo dos hominídeos.

Para assistir no YouTube:

🎬 Evolução Humana: A história de nossos ancestrais / Walter Neves - USP Talks 12

🎬 Evolução e dispersão dos HOMINÍDEOS (Parte 1: origem das espécies) Canal do Pirulla

🎬 Como os Homo sapiens se espalharam pelo mundo / Nexo Jornal

Este último indica um livro 📖 muito bom e explica sobre o termo substituição de um povo.

🌎 Nas Américas, os novos resultados de pesquisas genéticas suportam a ideia de que houve um processo microevolutivo que ocorreu dentro do continente e sugerem que aconteceram substituições de populações. Lagoa Santa pode ter sido um desses casos de substituição. A população atual que está aqui não é tão relacionada com a população antiga quanto esperado, apontando para a lacuna que persiste no conhecimento científico sobre os milênios posteriores ao tempo em que viveu o povo de Luzia.

#arqueologia #arqueologianobrasil #arqueologiadobrasil #povoamentodaamérica
#brasil

Comments

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
mr.singh1983

mr.singh1983

Beautiful dear 😘😘

Responder

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Tour Guide Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?

envia ao whatsapp