10 Povoamento das Américas

Blog | 64 | 06/10/2020

Há muito debate sobre esse tema, como já comentado nos videos anteriores. O que sabemos atualmente é reforçado nos recentes estudos baseados em testes de DNA e de novos estudos da arqueologia.

Os cientistas utilizam análises de DNA para investigar como se deu o povoamento humano nas Américas. Existe um debate ainda muito grande sobre quem foram os primeiros americanos e como eles chegaram aqui, e os estudos sugerem que o processo de colonização da América do Sul foi complexo e repleto de eventos migratórios da América do Norte para a América do Sul.

Há teorias que de 9 mil anos para cá, veio uma outra leva migratória e formou a população atual, mas nada está certo ainda e precisamos aguardar também os estudos da Serra da Capivara.

10 Povoamento das Américas - 2

Como tratado no vídeo de hoje e também nas terças-feiras passadas, os ameríndios descendem sobretudo de uma população que entrou no continente há 15 mil anos, a partir do Estreito de Bering. Esta ponte de terra gelada ligava a Ásia ao norte da América e grupos menores chegaram da Ásia depois também.

Antes do povoamento das Américas, outros estudos já tinham indicado que uma população de origem asiática se instalou em Bering entre 20 mil e 18 mil anos atrás, e ficou lá tempo suficiente para acumular diferenças genéticas que se tornaram exclusivas dos americanos. Há cerca de 15 mil anos, esses seres humanos começaram a se espalhar rumo a leste e sul. Mas não foi, segundo sugere um estudo recém-publicado, a única origem das populações do continente. Um tempo depois, os pesquisadores ainda não estimaram quanto, dois outros grupos menores chegaram da Ásia e contribuíram para a formação dos esquimós na Groenlândia e dos Chipewyan, também conhecidos como Na-Dene pela língua que falam, no norte do Canadá.

#arqueologia

10 Povoamento das Américas - 4

Como tema da arqueologia é amplo e nos vídeos que faço todas as terças-feiras eu me atenho às Américas e especialmente Brasil, quero indicar alguns vídeos legais que tratam do assunto desde o começo dos hominídeos.

Para assistir no YouTube:

🎬 Evolução Humana: A história de nossos ancestrais / Walter Neves - USP Talks 12

🎬 Evolução e dispersão dos HOMINÍDEOS (Parte 1: origem das espécies) Canal do Pirulla

🎬 Como os Homo sapiens se espalharam pelo mundo / Nexo Jornal

Este último indica um livro 📖 muito bom e explica sobre o termo substituição de um povo.

🌎 Nas Américas, os novos resultados de pesquisas genéticas suportam a ideia de que houve um processo microevolutivo que ocorreu dentro do continente e sugerem que aconteceram substituições de populações. Lagoa Santa pode ter sido um desses casos de substituição. A população atual que está aqui não é tão relacionada com a população antiga quanto esperado, apontando para a lacuna que persiste no conhecimento científico sobre os milênios posteriores ao tempo em que viveu o povo de Luzia.

#arqueologia #arqueologianobrasil #arqueologiadobrasil #povoamentodaamérica
#brasil

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?