11 Arqueologia no Brasil - Migrações

Blog | 42 | 13/10/2020

O povoamento e migração nas Américas ainda está em estudo e há diversas vertentes. Há resquícios que mostram populações vivendo no Brasil há pelo menos 40 mil anos, mas provavelmente os ameríndios descendem sobretudo de uma população que entrou no continente há 15 mil anos, a partir do Estreito de Bering.

Então na região Amazônica encontramos uma quantidade relativamente alta de sítios arqueológicos do Período Arcaico e Pré-Cerâmico, de 14 mil a 4 mil anos atrás, ou seja, encontramos pedras, mas não cerâmica.

11 Arqueologia no Brasil - Migrações - 2

Agora que já expliquei nos diversos vídeos sobre origem, migração e polêmicas sobre o homem na América do Sul, volto aos povos antigos da Amazônia nos próximos conteúdos e videos.

Então mais especificamente na região Amazônica, encontramos uma quantidade relativamente alta de sítios arqueológicos do Período Arcaico e Pré-Cerâmico, de 14 mil a 4 mil anos atrás, ou seja, encontramos pedras, mas não cerâmica.

Há 3 sítios que ilustram bem este período das primeiras ocupações humanas na Amazônia: Sítio da Caverna da Pedra Pintada (no Pará – Brasil 🇧🇷 , escavado desde os anos 1990 e considerado o mais antigo da Amazônia), Sítio Peña Roja (na bacia do Rio Caquetá na Colômbia 🇨🇴 e esta possui ocupações pré-ceramistas e ceramistas) e Sítio Dona Stella, também no Brasil 🇧🇷 , mas um pouco diferente dos demais apresentados, pois com características específicas e sedimentado em terreno arenoso. Possui não somente instrumentos de lascas de pedras, mas ferramentas e instrumentos formais, como pontas de lanças e flechas.

#arqueologia

11 Arqueologia no Brasil - Migrações - 4

Com relação à arqueologia na América do Sul, nos últimos 20 anos, importantes sítos arqueológicos foram registrados no Continente Sul Americano, tais como: Taima-Taima, 🇻🇪 na Venezuela, Boqueirão da Pedra Furanda, 🇧🇷 no Brasil, Sitio Abrigo Santa Elina, 🇧🇷 no Brasil e Sitio Monte Verde, 🇨🇱 no Chile.

Todos esses sitios, e mais uma centena deles, possuem anotações mais antigas do que 10 mil anos. Estas civilizações são catalogadas como caçadores dos trópicos Americanos. Produziam instrumentos de pedra polida e pedra lascada, viviam em acampamentos permanentes ou semi-permanentes, ja sabiam remanejar recursos de terra e de água, caçavam mamíferos de distintos portes, pescavam, coletavam peixes🐠 e crustáceos 🦞

Há também os primeiros indícios de pinturas 🎨 e artes rupestres.

#arqueologia

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?