13 Amazônia, ano 1000

Blog | 37 | 27/10/2020

Aqui explico que somente por volta do ano 1000, na Amazônia, é que surgem as primeiras sociedades com sistema de plantio intensivo numa região densamente povoada e com sociedades cada vez mais complexas. Isso pode ser visto nos mais de 300 sítios arqueológicos estudados próximos ao Rio Madeira (onde encontramos a Cerâmica Axinim) e no Rio Solimões (com a Cerâmica Paredão).

Os nomes Paredão e Axinim não se referem a tribos e sim aos achados de cerâmica encontrados então em duas regiões distintas da Amazônia. Assim, os vestígios dos sítios arqueológicos do Rio Madeira são denominados pela arqueologia de Cerâmica Axinim e os do Rio Solimões, são chamados de Cerâmica Paredão.

É interessante ver a diferença da tipologia dessas cerâmicas.

13 Amazônia, ano 1000 - 2

Cerâmica Paredão: os achados próximos ao Rio Solimões mostram desde elaborados vasos e pratos muito pequenos e rasos até grandes vasos que podiam armazenar mais de 300 litros. Alguns mostram restos de fermentação, sendo muito provavelmente utilizados para fazer bebidas e abastecer grandes quantidades de pessoas em eventos festivos. Alguns vasos, ao se tornarem antigos, passaram a ser usados como urnas funerárias. Eram elaborados, decorados e pintados de diversas formas, com movimentos finos e precisos, com sofisticação. Foram encontrados mais de 100 motivos decorativos, o que reforça a tese de que estes vasos eram também feitos para serem vistos.

#arqueologia

13 Amazônia, ano 1000 - 4

Ceramica Axinim: os vestígios dos sítios arqueológicos do Rio Madeira são denominados pela arqueologia de Cerâmica Axinim e a fase surgiu por volta de 2 mil anos. Aldeias ficaram cada vez maiores e isto é observado pela quantidade de terra preta e de cerâmica encontradas nos diversos sítios arqueológicos da região.

#arqueologia

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?