15 A Expansão Tupi

Blog | 49 | 10/11/2020

Tupi-Guarani é o nome dado por cientistas para organizar diversas línguas aparentadas e a linguística histórica tem sido utilizada nesse tipo de pesquisa nos últimos 70 anos. Estes idiomas são relacionados e agrupados em famílias linguísticas, conforme sua proximidade de um hipotético idioma primordial, que não tem mais como ser comprovado agora, pois não há mais falantes dela, ou escrita que a comprove.

Por Tupi designa-se um tronco linguístico que engloba aproximadamente 41 línguas que se expandiram, há vários milênios, pelo leste da América do Sul (Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai). Por Tupi são designados também os povos falantes dessas línguas. Das 41 línguas, as mais citadas desde a chegada dos europeus foram o Guaraní e o Tupinambá, que na verdade pertencem à família Tupi-Guarani. 

Mais detalhes no video do YouTube!

15 A Expansão Tupi - 2

Pode-se dizer que a maior parte dos povos indígenas que ocupavam o litoral do Brasil, entre São Luís do Maranhão e o Sul de Santa Catarina, era falante de alguma língua (da família) dos Tupi-Guarani: Tupinambás, Potiguaras, Caetés, Temiminós, Tupinaés, Tupiniquins, Tamoios, Carijós e vários outros". Por esse motivo, os portugueses reconheceram o Tupi como a língua geral da costa brasileira. "Muitas línguas deixaram algumas marcas no português brasileiro, mas nenhuma forneceu tantas palavras ao português como o Tupi, em suas diversas variantes.

Os povos que falavam as diversas linguas Tupi estavam espalhados por uma ampla area geografica do Brasil: em boa parte do litoral Atlantico, no Sul do país, por extensas areas do interior, bem como no Paraguai e ate mesmo no Amazonas. A linguistica historica consegue mostrar que o início da língua ancestral dos Tupi deu-se mesmo na região atual do Estado de Rondônia. Lá se concentra a maior diversidade das familias linguisticas desse tronco.

Outro fato importante é que mesmo eAdes povos não se viam às vezes como próximos por simplesmente falarem uma língua que tinha uma origem em comum, ou seja, não se reconheciam como membros de um mesmo grupo por isso.

#arqueologia

15 A Expansão Tupi - 4

Há aproximadamente 2000 anos, os falantes da família linguistica Tupi-Guarani já estavam dispersos por alguns locais do atual território brasieiro. Foi um longo processo, levando muitos anos para que isso pudesse acontecer.

Pode-se verificar que existem duas rotas principais: uma que vai para o sul, passando pelo Pantanal e Paraguai (associada geralmente à lingua Tupi-Guarani), e outra que chega ao Oceano Atlântico, depois de passar pelo Rio Amazonas (geralmente associados aos povos de lingua Tupinamba, que também são da familia Tupi-Guarani).

#arqueologia

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?