2 Arte Rupestre no Brasil

Blog | 178 | 21/07/2020

Aqui fica um pouco do que aprendi no Curso Livre de Arqueologia Amazônica do Brasil pela UFAM


Continuando o tema pinturas e gravuras rupestres...

Esta é a Pedra do Ingá, localizada no interior da Paraíba . Identificada como Itacoatiara (pedra riscada, em tupi) pelos indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil e os indagaram. É uma rocha de 50 m de comprimento por 3 m de altura e boa parte dela está coberta por inscrições e gravuras de grande complexidade, com 3 a 7 mm de profundidade.

Este sítio arqueológico fica a 109 km de João Pessoa e a 38 km de Campina Grande e possui outros atrativos pré-históricos além do paredão rochoso vertical, dispersos pela área e vale muito a pena ser visitado.

#pedradoinga

Aqui podemos ter uma ideia da quantidade de sítios arqueológicos que temos no Brasil e pouco conhecemos. Aprendendo no Curso Livre de Arqueologia da UFAM

Hoje o vídeo postado no Instagram trata sobre pinturas e gravuras rupestres, então aqui vai uma dica de viagem neste tema:

O Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí, possui inúmeros sítios arqueológicos - já são mais de mil cadastrados - como grutas, cavernas e formações rochosas.

Há paredões rochosos apresentando gravuras e o nome da serra é devido ao fato dela mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia.

O parque corresponde a 3 vezes o tamanho da cidade de São Paulo!

Pode ser um complemento à visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, cerca de 170 km de distância.

#serradasconfusoes

2 Arte Rupestre no Brasil - 4
2 Arte Rupestre no Brasil - 5
2 Arte Rupestre no Brasil - 6

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?