Afro Brasil Museum

Blog | 288 | 13/02/2020

Today tour with a big American group

Afro Brasil Museum - 2

A exposição temporária atual: “Heranças de um Brasil profundo” apresenta a arte e cultura indígenas e reúne mais de 500 objetos entre obras de arte e utensílios da cultura material indígena de raiz brasileira. Estão expostas máscaras, arte plumária, fotografias, esculturas, adornos, utensílios e arte contemporânea de povos indígenas Yanomami, Karajá, Kayapó, Marubo, Mehinako, Tapayuna, Juruna, entre outros. De 25/01 a 26/07.

Afro Brasil Museum - 4

Do começo do século XVI até final do século XIX cerca de 15 milhões de africanos foram sequestrados, aprisionados e enviados como escravos para o “Novo Mundo”. Só para o Brasil, veio quase um terço deles. Estes africanos provinham de lugares, etnias, culturas e idiomas diferentes e eram destinados a uma certa região de um país levando em conta o conhecimento que já possuíam em sua comunidade natal, ex: agricultura (Angola, povo Bantu), carpintaria, metal (Nigéria, Togo, Benin e Gana) cerâmica e a necessidade dos donos de escravos daquela área.

Afro Brasil Museum - 6

O Museu exibe parte do seu acervo na Exposição de Longa Duração e sempre tem alguma novidade. A exposição temporária atual: “Heranças de um Brasil profundo” apresenta a arte e cultura indígenas e reúne mais de 500 objetos entre obras de arte e utensílios da cultura material indígena de raiz brasileira. Estão expostas máscaras, arte plumária, fotografias, esculturas, adornos, utensílios e arte contemporânea de povos indígenas Yanomami, Karajá, Kayapó, Marubo, Mehinako, Tapayuna, Juruna, entre outros. De 25/01 a 26/07.

Afro Brasil Museum - 8

O Museu conserva um acervo de mais de 6 mil obras em seus 11 mil metros quadrados, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotos, vídeos, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e dias de hoje. Possui também uma biblioteca com cerca de 12 mil títulos. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando a religião, arte, escravidão, o trabalho, entre outros temas, ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Afro Brasil Museum - 10

Este museu destaca a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira, celebrando a memória, história e a arte Brasileira e Afro Brasileira. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do Diretor Curador Emanoel Araújo - artista plástico baiano - foi uma contribuição decisiva para a valorização do universo cultural brasileiro ao revelar a inventividade e ousadia de artistas desde o século XVIII até à contemporaneidade. @fulbrightbrasil

Afro Brasil Museum - 12

If you are in São Paulo and want to know more about our native culture you need to visit this Museum. This contemporary museum highlights the importance of African people in the formation of the Brazilian culture and until July 26 they also have an exhibition about our natives.

Afro Brasil Museum - 14

Na Idade Média, por volta do século XIV, surgiu o turismo religioso e começaram as peregrinações incentivadas pela Igreja. O guia de turismo era responsável por transmitir as informações sobre as regiões que os peregrinos iriam visitar e os tipos de abrigos que poderiam encontrar ao longo da peregrinação. (Aliás, meu sonho é um dia fazer o Caminho de Santiago de Compostela...) Durante os séculos XVII e XVIII ocorriam os Grand Tours, viagens que reuniam pessoas com desejo de explorar e com vontade de adquirir novas experiências e aprender com novas culturas. O guia de turismo lhes fornecia os rudimentos da língua, a descrição de rotas que conduziam às cidades e os lugares mais famosos. Fonte: Fabiana Calçada de Lamare Leite e Maria Helena Alemany Soares Fórum Internacional de Turismo do Iguassú 2016

Afro Brasil Museum - 16

Still regarding slavery abolition, here you can see how many people were trafficking to the Americas. Sadly Brazil had a big part on this. More than other countries...

Afro Brasil Museum - 18

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
@lunajoice
@lunajoiceVoltou?
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?