Dia da Consciência Negra
Blog | 122 | 20/11/2020
20 de Novembro é uma data para ser comemorada e respeitada!

O Dia Nacional da Consciência Negra - parte 1
Esta é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu - e infelizmente ainda vive - no Brasil. Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.
A condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, os escravos eram submetidos a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, à educação e a qualquer tipo de assistência social. O Brasil foi um dos últimos países a terminar com a escravidão, apenas em 1888.
#consciencianegra

O Dia Nacional da Consciência Negra - parte 2
A escolha do dia 20 de novembro para o dia Nacional da Consciência Negra não foi aleatória. Ela foi feita por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares.
Os quilombos eram comunidades formadas por negros escravizados que fugiam da tirania de seus senhores e escondiam-se em lugares de difícil acesso no meio das matas. O Quilombo dos Palmares foi o maior e mais duradouro dos quilombos registrados pelos estudos historiográficos. Estima-se que a sua formação tenha durado cerca de 100 anos e abrigado entre 20 mil e 30 mil habitantes. A localização territorial do Quilombo dos Palmares era na região da Serra da Barriga, atual estado de Alagoas.
#consciencianegra

O Dia Nacional da Consciência Negra - parte 3
Na década de 1970, ativistas ligados a um grupo de quilombolas situado no Rio Grande do Sul passaram a reivindicar a celebração do Dia da Consciência Negra no Brasilna data de 20 de novembro. Em 1978, surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que passou a promover uma série de ações para pensar a consciência negra e lutar contra o racismo no Brasil. Graças ao movimento, o Dia da Consciência Negra tornou-se uma data lembrada todo ano como representativa da luta da população negra.
O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, nesta sexta-feira, é feriado em alguns locais do Brasil, mas não em todos. No total, são 832 cidades brasileiras dos 5.570 municípios do país que consideram a data um feriado. Tão poucos municípios... Isso porque, mesmo sendo comemorada oficialmente desde o ano 2011, pela Lei 12.519, que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, ela não entrou para os calendário de feriados nacionais, devido ao Congresso nunca ter legislado sobre o tema. Desde 2003, o dia foi incluído no calendário escolar.
E como essa data é comemorada na sua cidade?
#consciencianegra
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente