DIA DO PATRIMÔNIO - parte 3
Patrimônio Arqueológico busca entender o mundo a partir dos olhos da humanidade, com uma perspectiva da ciência. Para isso, pesquisa não apenas os vestígios arqueológicos do passado, mas também se interessa pelos povos do tempo presente.
No Brasil, a Primeira Lei de Proteção ao Patrimônio Arqueológico foi feita pelo arqueólogo Paulo Duarte, em 1961. Na Constituição de 1988, o Patrimônio Arqueológico passa a ser integrado ao Patrimônio Cultural Brasileiro da União e pertence então a todos nós.
Somos co-responsáveis junto com o Estado / Iphan pela sua preservação e promoção do nosso patrimônio. Infelizmente, no inicio do século XX, os Sambaquis da Amazonia eram utilizados para retirar pedra e cal e utilizar na construção. Como mencionei num vídeo anterior, os Sambaquis eram chamados por lá de Minas de Cal) e os Governos do século XX não se preocuparam muito com os sítios arqueológicos, patrimônios brasileiros ou em guardar lembranças, criar memória e identidade.
O patrimônio arqueológico é construído através de pesquisas e estas mostram uma mobilidade na vida sóciocultural de diversas culturas e a interdisciplinaridade da arqueologia contribui para a produção do patrimônio.
#brasilien
GOSTOU? Dá um like
Comentários
Escreva um comentário antes de enviar
Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente