Dia do Patrimônio - 17 de agosto

Blog | 136 | 17/08/2020

Dia do Patrimônio - 17 de agosto - 2

DIA DO PATRIMÔNIO - parte 2

A origem de Patrimônio vem de conceitos europeus, surgiu em meados do século XVIII, e se espalhou por todo o mundo. Antes não havia esta ideia; lembrem-se, por exemplo, que a Cidade do México foi construída em cima das ruínas de uma das mais magníficas cidade Astecas.

Patrimônio e desenvolvimento humano estão interligados no campo da memória - que não é resgatada, e da identidade - que não é induzida - pois estas duas esferas são produzidas nesta complexidade da dinâmica sociocultural. Algumas vezes, mesmo se um sítio histórico não possuir relações diretas com a comunidade local atual, ele ainda assim pode contribuir para entender a evolução humana naquela região e a capacidade incrível de mudança ao longo do tempo.

#brasilien

Dia do Patrimônio - 17 de agosto - 4

DIA DO PATRIMÔNIO - parte 3

Patrimônio Arqueológico busca entender o mundo a partir dos olhos da humanidade, com uma perspectiva da ciência. Para isso, pesquisa não apenas os vestígios arqueológicos do passado, mas também se interessa pelos povos do tempo presente.

No Brasil, a Primeira Lei de Proteção ao Patrimônio Arqueológico foi feita pelo arqueólogo Paulo Duarte, em 1961. Na Constituição de 1988, o Patrimônio Arqueológico passa a ser integrado ao Patrimônio Cultural Brasileiro da União e pertence então a todos nós.

Somos co-responsáveis junto com o Estado / Iphan pela sua preservação e promoção do nosso patrimônio. Infelizmente, no inicio do século XX, os Sambaquis da Amazonia eram utilizados para retirar pedra e cal e utilizar na construção. Como mencionei num vídeo anterior, os Sambaquis eram chamados por lá de Minas de Cal) e os Governos do século XX não se preocuparam muito com os sítios arqueológicos, patrimônios brasileiros ou em guardar lembranças, criar memória e identidade.

O patrimônio arqueológico é construído através de pesquisas e estas mostram uma mobilidade na vida sóciocultural de diversas culturas e a interdisciplinaridade da arqueologia contribui para a produção do patrimônio.

#brasilien

Dia do Patrimônio - 17 de agosto - 6

DIA DO PATRIMÔNIO - parte 1

Todo mundo já ouviu falar de patrimônio, mas como ele está presente em nossas vidas? Patrimônio está relacionado com quem nos somos, nossos hábitos, costumes, nossa cultura, como nos expressamos em uma comunidade... assim como também lugares e paisagens significativas que nos circundam, objetos produzidos (até mesmo a estátua do Borba Gato, que foi tão polêmica neste ano).

Patrimônio, neste sentido, não é neutro; é um campo de disputas. Isso vale no Patrimônio Material (edifício mais alto, igreja principal) e imaterial (a melhor festa junina, disputa Boi Caprichoso e Garantido...). Está intimamente relacionado com a preservação e salvaguarda de nossa história.

#brasilien

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?