Vila Itororó

Blog | 64 | 13/07/2020

Post que fiz para @saopaulobyguides
・・・
As origens da Vila Itororó confundem-se com a história das artes cênicas de São Paulo. No local onde hoje existe o Shopping Light, no Vale do Anhangabaú, havia antes o Theatro São José, que foi demolido em 1924.

Nesta mesma época, um descendente de portugueses e empreiteiro chamado Francisco de Castro teve a ideia de usar boa parte do que sobrou da demolição daquele teatro para construir a primeira vila urbana de São Paulo, a Vila Itororó, que foi a primeira obra de engenharia brasileira a usar material reciclado.

O surrealismo eclético da obra chamou imediatamente a atenção dos moradores da cidade, pois esculturas de dois Leões da babilônia guardavam a entrada da mansão, assim como outros diversos adornos trazidos do teatro e as colunas de estilo romano, que sustentam as casas também. Há no palacete principal vitrais circulares com antigos brasões da época do Império Brasileiro.

A vila foi inaugurada em 1922 e continuou a ser construída até 1929, sendo composta por um palacete principal de quatro andares e 34 cômodos. Além disso, em volta foram construídas 14 casas e 4 prédios assobradados para locação, que geravam renda para o proprietário. Todo esse conjunto arquitetônico foi feito em uma área de 4.500, no bairro do Bixiga / Bela Vista.

O nome vem do Riacho Itororó, atualmente canalizado abaixo da Avenida 23 de Maio, que na época abastecia a piscina da vila. A piscina particular também era inédito por aqui naquele tempo e gerou muito falatório.

A vila era considerada elegante e abrigou diversos bailes e festas, com direito a orquestras e muita dança, pois Francisco de Castro conseguiu estabelecer boas relações com a elite paulistana da época e muitos frequentavam a vila. Ele porém se afundou em dívidas e seu patrimônio foi tomado por credores... na década de 30 começou a ser invadido e acabou se tornando com o tempo um grande cortiço, mas ainda tenho esperança de que nossa cidade termine o projeto de restauração desta incrível construção, ainda mais depois do tombamento em 2005 pela CONDEPHAAT e da declaração de utilidade pública pela prefeitura em 2006.

#Repost @saopaulobyguides with @make_repost

Vila Itororó - 2

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
Chama no Whats
Chama no Whats

Erika Schemann

online

Olá, como posso ajudar?